domingo, 25 de junho de 2017

Açorda Alentejana


Olá! Hoje trazemo-vos uma receita muito típica do Alentejo, a Açorda Alentejana. Quer sejam alentejanos ou não, apostamos que vão gostar, fica muito boa, experimentem!


Vão precisar de:
(para 2 pessoas)

2 ovos
1 molho de coentros
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
Pão alentejano duro q.b.
2 postas de bacalhau
Sal q.b.

Como preparar:

Cozam o bacalhau com os ovos e reservem a água da cozedura.
Num almofariz, pisem os alhos com os coentros e o sal.
Deitem o preparado numa tigela de barro, e juntem o azeite.
Adicionem a água de cozer o bacalhau, a ferver e mexam bem. Juntem  as sopas de pão duro cortadas grosseiramente.
Sirvam  com os ovos e o bacalhau.

Fica de comer e chorar por mais! 

terça-feira, 13 de junho de 2017

Bacalhau Espiritual, a Receita da Avó

Olá! Como todos gostamos sempre dum miminho da Avó, hoje deixamo-vos uma receita de família, um Bacalhau Espiritual, esperemos que gostem!


Vão precisar de:

600 g de bacalhau congelado
3 dentes de alho
1 cebola média
6 cenouras pequenas
100 g de farinha
1,25 L de leite
150 g margarina
6 ovos tamanho M
250 g de pão alentejano duro
Pimenta q.b.
1 colher de sopa de queijo ralado
Sal q.b.

Como preparar:

Dêem uma fervura no bacalhau e lasquem-no. Reservem.
Descasquem e piquem na picadora as cebolas, as cenouras e os alhos.
Levem ao lume 60 g de margarina e o picado da cenoura com a cebola e o alho. Vão mexendo e, quando começar a alourar, juntem o bacalhau, ligando bem e deixando apurar um pouco. Juntem o pão, demolhado em 2,5 dL de leite quente, liguem muito bem e retirem do lume.

Preparem o creme à parte:
Aqueçam 90 g de margarina, juntem a farinha, mexam bem e adicionem 1 litro de leite quente em fio, mexendo sempre. Deixem levantar fervura, retirem do lume e juntem as gemas, mexendo muito bem para ligar. Temperem com  sal e pimenta. Separem o creme ao meio e juntem a uma das partes o preparado do bacalhau com a cenoura. Na outra metade, incorporem as claras batidas em castelo. Coloquem o preparado com o bacalhau num tabuleiro untado, alisem e deitem por cima o creme com as claras. Espalhem bem, polvilhem com o queijo ralado e levem ao forno a alourar.
Sirvam de imediato.

Praia de Santa Cruz, um Pequeno Paraíso Perto de Lisboa


Olá! Visto que o calor está a apertar e vem aí um fim-de-semana prolongado, decidimos dar-vos uma sugestão de passeio, a Praia de Santa Cruz, um pequeno paraíso perto da cidade de Lisboa.


A praia de Santa Cruz é uma das estâncias balneares mais concorridas na zona oeste, provavelmente pela beleza das suas praias.  Muitas são as opções para um banho refrescante ou simplesmente para repousar o corpo deitado ao sol na areia.Santa Cruz e os seus arredores, são dotados de um conjunto de praias,  ao longo de mais de 20 km de costa, onde existem mais de 20 praias, quase todas formadas por extensos e dourados areais, envolvidas por majestosas arribas. As praias na zona de Santa Cruz têm o nome dos respetivos cafés que concessionam a praia: Praias do Navio, Mirante, Pisão, Física, Centro, Santa Helena, Formosa e a Azul, todas elas estão este ano galardoadas com Bandeira Azul.









Fonte de inspiração desde há muito tempo, a Praia de Santa Cruz serviu de inspiração a diversos autores, entre os quais Antero de Quental, João de Barros e Kazuo Dan, que se deixaram levar pela melodia do mar e contagiar pelo mais belo sol, compondo admiráveis textos poéticos, marcando para sempre a história local.







É um local propício a grande parte dos desportos de ondas, tal como outras praias ali perto, como o Guincho, realizando-se em Santa Cruz todos os anos desde 2007, o festival Santa Cruz Ocean Spirit, um festival internacional de desportos de ondas. O festival carateriza-se pela realização de provas nacionais e internacionais em vários desportos de ondas: Surf, Bodyboard, Kitesurf, Kayaksurf, Waveski, Windsurf e Stand Up Paddle. Os desportos de mar são de dia, o expoente deste evento, mas ele não acaba ao chegar a noite. O palco principal recebe diversas bandas e djs que animam o areal durante o fim da tarde e noite. Apesar de ser um festival destinado aos amantes dos desportos de ondas, também é bom para toda a família, incentivando o público à pratica de desportos de ar livre e a hábitos de vida saudáveis. Este ano realiza-se de 14-23 de julho, para mais informações vá a Santa Cruz Ocean Spirit.
  




A praia fica situada nas freguesias de Silveira e de A-dos-Cunhados, concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa, e é uma das várias dezenas de praias da costa atlântica que fazem parte da Região de Turismo do Oeste. Apenas a 60 Km de Lisboa, 17 Km de Torres Vedras e a 50 Km das Caldas da Rainha, é servida pela auto-estrada A8 que liga Lisboa a Leiria, logo tem um acesso fácil e rápido a partir da cidade de Lisboa.









Deixamos aqui a sugestão de passeio, e fazendo nossas as palavras do poeta João de Barros, "praia que a natureza fez radiante e formosa...um dos mais fascinantes lugares de repouso e sonho que existe no Mundo"!



Amêijoas à Bulhão Pato


Olá! Hoje trazemo-vos mais uma receita, desta vez com marisco, que sabe tão bem agora no verão. Deixamo-vos então umas Amêijoas à Bulhão Pato, espero que gostem! 


Vão precisar de:

1 kg de amêijoas 
5 colheres de sopa de vinho branco
7 dentes de alho
5 colheres de sopa de azeite
1 molhinho de coentros
Sal e pimenta moída na hora q.b.
Sumo de limão q.b.

Como preparar:

Lavem muito bem as amêijoas em água corrente. Num tacho, coloquem o azeite e os alhos descascados (esmagados ou picados) e levem ao lume até o azeite começar a ferver. Acrescentem as amêijoas, o sumo de limão, o vinho e os coentros picados. Temperem com sal e pimenta moída na hora. Tapem o tacho e vão sacudindo de vez em quando até as amêijoas abrirem todas.

Fácil, rápido e fica uma delícia!

Butchers, um Restaurante para Carnívoros



Olá! Hoje vamos-vos falar da nossa experiência no restaurante Butchers. Situado no parque das nações num recanto não muito agitado, este restaurante dedicado quase exclusivamente a carnívoros prima  claramente pela carne maturada, seguindo a tendência já marcada pela abertura relativamente recente de vários espaços semelhantes na capital portuguesa. O espaço é agradável e de decoração simples, saltando à vista as arcas frigoríficas que guardam a tão aguardada carne, não fosse esta uma das grandes apostas deste restaurante!

Começámos por pedir de entrada, Pica-pau de Carne de Vaca Grelhada Regado com Molho de Alho e Vinho Branco de Lisboa e Bolo do Caco com Manteiga dos Açores e Alho. Ambas as entradas cumpriram, sendo de destacar a qualidade da carne do pica-pau, realçada na perfeição pelo molho de alho e vinho branco, uma das boas surpresas da refeição.

Pica-pau de Carne de Vaca Grelhada Regado com Molho de Alho e Vinho Branco de Lisboa

Bolo do Caco com Manteiga dos Açores e Alho

De prato principal escolhemos, Entrecote Maturado e  Picanha Premium da América do Sul. A qualidade da carne é indiscutível e não desilude, sendo saborosa e tenra mas não excepcional. Em termos de apresentação, o facto de vir numa tábua de cortar a carne acaba por complementar o ambiente e o conceito do restaurante e dá à carne o foco da refeição! As batatas doces fritas em palito e a salada de acompanhamento estavam boas e acompanhavam a carne muito bem, a salada estava particularmente bem temperada. Outro ponto positivo é o facto de cada prato de carne vir com flor de sal à parte, o que permite que cada um escolha a quantidade de sal que quer. Já o molho que vem também à parte com um pimento por cima, apesar de ter uma boa apresentação e de não ser mau, não foi de todo um dos preferidos da noite.

Picanha Premium da América do Sul

Entrecote Maturado


Batatas Doces Fritas em Palitos e Salada
Chegada a altura da sobremesa, como tínhamos as expectativas elevadas, esta acabou por ser a deceção da noite. Primeiro porque queríamos uma Trilogia Butchers, uma trilogia de 3 sobremesas que infelizmente já não havia, segundo porque pedimos um Cheesecake de Lima lá da Casa, que apesar de não estar mau destoou comparado com o nível dos restantes pratos da noite, sendo meramente banal.

Cheesecake de Lima lá da Casa

Em suma, uma boa refeição, num espaço agradável apesar de um pouco barulhento, onde se destaca a qualidade da carne a um preço não excessivamente caro para o que é oferecido. A voltar quando houver um desejo por um bom prato de carne!

Para mais informações sobre o restaurante:

Butchers Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

domingo, 11 de junho de 2017

Feira do Livro de Lisboa, a 87ª Edição


Olá! Hoje o nosso post é sobre a tão já conhecida Feira do Livro de Lisboa, que este ano já conta com a sua 87ª edição, e que dura de 1-18 de junho!


A Feira do Livro de Lisboa é uma feira bastante conhecida na capital portuguesa, que costuma decorrer todos os anos por volta do mês de junho com a duração de cerca de 2 semanas no parque Eduardo VII, junto à rotunda do Marquês de Pombal. 


Este ano a Feira do Livro de Lisboa está um pouco diferente. Os stands das editoras estão de cara lavada, deixaram de ser numa cor única e passaram a ter ilustrações. A própria feira está maior este ano, e para além dos grandes espaços da Leya, Porto Editora e Editoral Presença que já existiam, agora também a editora 20/20 tem o seu próprio espaço. 
Os livros têm todos um preço especial de feira, mais baixo que o preço base do livro, para além disso, como já é hábito, diariamente existem livros do dia em cada stand  com um desconto maior apenas nesse dia específico.


Existe ainda a hora H, que funciona das 22-23h de 2ª-5ª-feira, onde as editoras que aderiram a este evento vendem os livros que estão fora dos 18 meses de preço fixo com um desconto de 50%! Para saber identificar as editoras que participam neste evento melhor, quando a Hora H começa, as editoras que participam penduram cartõezinhos azuis nos stands. A acrescentar a isto tudo algumas editoras ainda têm outro tipo de promoções como "leve 4 e pague 3" ou ofertas especificas em compras superiores a determinados valores. Para que não que se perca o fio à miada existe uma agenda diária, onde estão todas as atividades, eventos e sessões de autógrafos que cada editora vai ter em cada dia da Feira.










A própria organização dos stands também está melhor, criaram pequenas praças ao longo do caminho onde existem várias barraquinhas de Street Food. São mais de 40 espaços de restauração, desde conceitos mais gourmet às habituais barraquinhas de farturas e pipocas. 
Como outras novidades existem ainda o RefresCÃO, que é um pequeno espaço dedicado aos melhores amigos do homem, um fraldário, e um stand onde se podem doar livros.



Aconselhamos bastante uma visita a esta feira a qualquer pessoa que adore ler, compram-se livros a preços bastante em conta, principalmente se aproveitarem a hora H e os livros do dia. Para além disso, os jardins do Parque Eduardo VII são muito giros e podem aproveitar para dar um passeio por esta zona de Lisboa!
A altura a que aconselhamos a ida é pelo final da tarde/noite pois está menos calor e é mais fácil de se ver a feira. Se puderem o melhor mesmo é ir por esta altura durante a semana, pois apanham menos gente e conseguem apanhar também a hora H! Por fim, esta zona à noite é também muito agradável como podem ver pelas fotos abaixo!





Para mais informações, para ver a agenda e os livros do dia vão ao site da Feira do Livro de Lisboa.


Bons passeios e boas leituras! ;)