Olá, estamos de volta! Para celebrar o nosso regresso nada melhor que um post sobre o nosso querido Portugal não acham? ;)
Hoje falamo-vos de um sítio que adorámos visitar, os Açores, mais especificamente a ilha de São Miguel, mas mal podemos esperar por vermos as outras também. Uma das coisas que mais gostámos de ver foi a famosa Lagoa das 7 Cidades, que é realmente algo de uma beleza ímpar, só tivemos pena de o tempo estar nublado, porque dificultava a visualização das 2 cores da Lagoa, o ponto especial da mesma, mas mesmo assim estava um espetáculo, como podem ver pelas fotos.
É o maior lago de água doce destas ilhas e está situado numa das crateras vulcânicas que formam a ilha, e é constituído por 2 lagoas, a verde e a azul, sendo assim chamadas pelas suas diferentes tonalidades (como espero que dê para ver pelas fotos) e dando uma beleza indescritível à mesma. É uma das imagens simbólicas dos Açores e está classificada como Paisagem Protegida da Rede Natura 2000. Está rodeada de campos de cultivo muito verdejantes e por encostas escarpadas belíssimas, que lhe conferem o seu ar mágico.
Tem associada várias lendas sendo a mais famosa a da Princesa dos Olhos Azuis. "No local onde hoje se situa a bonita freguesia das Sete Cidades, existia um reino, onde habitava a bela e jovem Princesa Antília, de lindos olhos azuis. Certo dia, num passeio pelos prados maravilhosos da região, a Princesa apaixona-se por um Pastor de olhos verdes, que por ali passeava o seu rebanho.
Dias passaram, e em todos eles os dois apaixonados se encontraram no mesmo local, à sombra de uma velha árvore, cada vez mais próximos e apaixonados.
O Rei, que desejava a sua filha casada com um Principe do reino vizinho, ao tomar conhecimento da paixão que crescia, proibiu o amor da Princesa e do Pastor. Desesperada, Antília pediu o seu último encontro com o seu amor, que aconteceu no local habitual.
Enquanto falavam o seu triste destino, os dois choraram em tamanha quantidade que, dos olhos azuis da Princesa se formou a Lagoa Azul, e dos olhos verdes do Pastor, se formou a Lagoa Verde.
Conta então a lenda, que os dois foram separados, mas as suas sentidas lágrimas para sempre ficaram lado a lado, na Lagoa das Sete Cidades." (lenda retirada de Guia da Cidade)
Dicas para visitar:
Aconselhamos que vejam a lagoa do sítio onde melhor se consegue apreciar toda a sua paisagem, que é num hotel antigo abandonado, mas que tem uma vista panorâmica espetacular sobre a lagoa, o Hotel Monte Palace, de preferência num dia solarengo (que muitas vezes é difícil pois nesta ilha o tempo muda muito rápido) para poderem apreciar toda a beleza da lagoa e das suas diferentes cores.
Localização:
Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores, Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário