Olá! Chegado estes meses mais frios dá-se a abertura das épocas festivas cá por casa, é gente a fazer anos por todo o lado, e para um desses aniversários decidimos fazer este bolo, com 2 ingredientes que adoramos, a baunilha e o caramelo. Podemos dizer já que ficou muito delicioso e não demasiado doce, e a receita é super simples! Ora vejam lá ;)
Vão precisar de:
Para a massa:
170g de açúcar amarelo (usámos metade de açúcar de coco e deu-lhe um sabor e uma cor espetacular!)
170g de manteiga derretida
3 ovos
170g de farinha para bolos
1 vagem de baunilha (podem também usar essência, nesse caso usem 2 colheres de chá, mas a vagem dá-lhe mais sabor)
1 limão (sumo + raspa, para contrastar com o doce)
Para o caramelo:
Partes iguais de açúcar e manteiga (cerca de 150g mas depende muito do tamanho do bolo e quantidade de caramelo que quiserem)
1 pitada de sal e canela
1/2 pacote de natas à temperatura ambiente
Como preparar:
Massa:
Antes de tudo pré-aqueçam o forno a 180ºC, pois o bolo é muito rápido de fazer. Juntem o açúcar e a manteiga bem. Depois batam um ovo de cada vez. Agora adicionem a vagem de baunilha e o sumo e a raspa do limão. Adicionem devagar a farinha e vão mexendo gentilmente com uma colher de metal. Por fim, barrem uma forma de bolos com mateiga e um pouco de farinha (ou com papel vegetal se preferirem) e levem o bolo ao forno durante cerca de 15-20 min. Vão fazendo o teste do palito para que não o deixem cozer nem de mais, nem de menos, e para que fique ao vosso gosto!
Caramelo:
Esta parte é a mais difícil, é preciso um pouco de prática para que o caramelo fique no ponto. Põem numa panela fria o açúcar a manteiga, ligam em lume médio-alto e vão mexendo lentamente. Quando estiver mais ou menos bem misturado junta-se a pitada de sal e de canela. A partir daí é preciso muita atenção, assim que estiver tudo bem misturado deixa de se mexer e espera-se que o caramelo comece a ficar com o tom certo, um castanho mais escuro, assim que fica retirem logo a panela do lume e misturem-lhe com cuidado as natas (é preciso muito cuidado, pois o caramelo está muito quente e é muito provável que espirre!). De seguida esperem uns minutos e levem o bolo ao frigorífico (podem deixá-lo arrefecer fora, nós preferimo-lo mais fresquinho).
Dica: sugerimos decorá-lo, tal como na foto, com nozes pecã. Assim que o caramelo for posto no bolo, tem logo de ser decorado, pois ele depois solidifica e elas já não agarram.
Bom Apetite! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário